Potenay

O que é o Potenay?

Potenay é uma medicação utilizada por médicos veterinários no tratamento de animais de grande porte, como cavalos, por exemplo. Basicamente, ele é composto por três vitaminas do complexo B, a B2, B3 e B6. Além disso, há a presença de sulfato de mefentermina, que é um tipo de anfetamina.

Talvez o nome anfetamina te lembre da droga que aparece em diversos filmes e séries, a metanfetamina e essa relação está correta. O sulfato de mefentermina é responsável não só pela dilatação de veias e artérias, como também pelo aumento da frequência cardíaca, nos seres humanos.

Para que serve o Potenay?

Dentro da medicina veterinária, o Potenay é utilizado para tratar animais de grande porte que estão debilitados por algum motivo, por isso sua composição vitamínica. Por outro lado, há diversos bodybuilders, fisiculturistas e atletas que optam por utilizá-lo como pré-treino para obter um melhor desempenho.

Com o Potenay, eles conseguem ter um ganho de massa muscular superior ao normal e até mesmo emagrecer mais rapidamente. Entretanto, seu uso pode trazer diversos efeitos colaterais perigosos para saúde, pois, como dito, trata-se de um medicamento desenvolvido para animais.

De forma ampla, os profissionais da saúde contraindicam o seu uso e há pouquíssima ou nenhuma evidência científica de sua eficácia na musculação, embora usuário de todo o mundo relatem seus resultados.

Como o Potenay funciona?

Em seres humanos, a maior parte do efeito obtido com o Potenay vem da mefentermina. Por ser uma substância vasodilatadora e causar a liberação da noradrenalina pelo organismo, há um grande aumento no transporte de hemácias.

Tendo em vista que as hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio, há uma maior oxigenação de todos os órgãos e tecidos. Consequentemente, o coração precisa bater mais rápido para que consiga fornecer a quantidade de sangue suficiente para o devido transporte deste oxigênio.

Outras reações importantes como a hematose, que é a troca de gás carbônico por oxigênio nos pulmões, também são aceleradas e intensificadas. Em contrapartida, caso o Potenay seja administrado em dose excessiva ou em alguém com predisposição a problemas cardíacos, há um grande risco de infarto, haja vista o maior trabalho desempenhado pelo coração do indivíduo.

Nesse sentido, imagine que quando fazemos exercícios nossa respiração acelera e a troca de gás carbônico por oxigênio também. O coração precisa acompanhar esse desempenho e para isso se esforça para bombear sangue rapidamente.

Logo após, há um aumento na quantidade de vezes que bate por minuto, isto é, a frequência cardíaca. Essa situação descrita é natural em qualquer pessoa que pratica atividades físicas, mesmo que seja uma simples caminhada.

Se acrescentarmos o uso do Potenay nesse “simples” mecanismo fisiológico, antes mesmo do início de sua atividade física a pessoa se encontra em taquicardia e com oxigenação aumentada, graças à mefentermina.

Em decorrência do treino, que costuma ser composto por atividades físicas exacerbadamente exaustivas, o coração trabalha muito mais para poder manter a oxigenação em níveis adequados.

Partindo do pressuposto que o músculo cardíaco deste atleta seja extremamente desenvolvido por suas atividades frequentes, ele tende a suportar esse esforço extra. No entanto, uma pessoa comum que apenas treina na academia, por exemplo, pode acabar não suportando o treino e até mesmo ter uma parada cardiorrespiratória.

Para quem o Potenay é indicado?

Do ponto de vista médico, apenas para os animais de grande porte debilitados. Mas, para fins anabólicos, é indicado para quem deseja melhorar a performance física e obter melhores resultados deles, mesmo assumindo os riscos associados ao produto.

Vale lembrar que em competições profissionais, se for detectado a presença da substância em exame de doping, o atleta pode sofrer duras penalizações. Isso porque, devido a todos os efeitos desempenhados pelo Potenay, ele é banido de competições sérias.

Nos Estados Unidos, por exemplo, sua venda é proibida por conta da presença de mefentermina, substância que lá é considerada ilegal.

Como tomar o Potenay?

O consumo via oral do Potenay é a forma mais segura de desfrutar de seus efeitos, mas há também a opção de injetá-lo via intramuscular ou intravenosa. Não obstante, a própria bula do medicamento para animais indica que seu uso seja intramuscular e não intravenoso.

Desse modo, pessoas que utilizam o Potenay como pré-treino tomam via oral para ganhar disposição e obter um melhor desempenho, sem se expor tanto a riscos.

Para quem deseja utilizar o Potenay com a mesma finalidade, mas busca resultados mais rápidos, é feita a aplicação intramuscular no local que será treinado. Quem opta por este meio assume um risco maior.

Quais são os efeitos colaterais do Potenay?

Por ser um estimulante, existem diversos efeitos colaterais que foram observados de maneira empírica, pois, como explicado, não há estudos em humanos do Potenay.

Dessa maneira, alguns dos possíveis efeitos colaterais do Potenay são os seguintes:

  • Insônia;
  • Taquicardia;
  • Nervosismo;
  • Ansiedade;
  • Convulsões;
  • Sudorese;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Infarto;
  • Morte súbita.

São todos efeitos relacionados a forma de consumo do Potenay, sendo que podem variar conforme a dose e o organismo do indivíduo.

Pela ausência de estudos e a contraindicação de uso, não há uma dosagem indicada e os efeitos adversos não são certeiros. Ainda assim, com base na observação e relato de usuários, os efeitos colaterais costumam não ser muito graves, o que leva a sua ampla utilização.

Quais os benefícios do Potenay?

Além de um maior estímulo, animação e disposição para o treino, há também o ganho de massa muscular e a perda de peso como principais benefícios em humanos.

Somado a isso, há usuários que relatam os seguintes benefícios pelo uso do Potenay:

  • Ganho de força;
  • Aumento na oxigenação intramuscular;
  • Recuperação mais rápida nas séries entre exercícios.

Outro efeito ilusório que não deve ser considerado é o bem-estar emocional causado pelo uso do Potenay.

De modo simples e direto, há um estímulo à produção de noradrenalina e serotonina, substâncias que causam sensação de bem-estar e felicidade.

Entretanto, por estarem diretamente relacionadas ao uso de uma substância com efeito de curto prazo, neste caso, há um grande risco de dependência química.

Por isso, é recomendado que não associe essa sensação a um possível benefício, pois não é.

Vale a pena usar o Potenay?

Tendo em vista todos os efeitos colaterais do Potenay e a ampla contraindicação em humanos, não, não vale a pena usá-lo.

Mesmo aqueles que têm maior perda de peso e ganho de massa muscular podem acabar se viciando e, consequentemente, dependendo do medicamento.

Tal efeito é muito similar a drogas pesadas e proibidas, como a cocaína ou até mesmo a metanfetamina, muito mais utilizada fora do país.

Indo além, há inúmeros outros suplementos que são indicados para atletas, fisiculturistas e amantes da musculação que possuem efeitos semelhantes.

Sempre procure um especialista antes de consumir qualquer coisa que possa afetar sua saúde, é a única forma de se manter seguro e obter os melhores resultados possíveis.

Onde comprar Potenay?

Por ser um remédio indicado para animais, ele é vendido em farmácias que comercializam medicamentos para animais. Além disso, também é possível comprá-lo pela internet, mas há cuidados necessários para segurança de consumo de um produto original.

Vale reiterar que o uso do Potenay não é recomendado, mesmo que muitas pessoas o utilizem. Os efeitos colaterais são sérios e diversos especialistas são contra o seu uso, uma vez que existem outras substâncias mais naturais e saudáveis que proporcionam efeitos semelhantes.