Rivotril

O clonazepam pertence à classe de medicamentos chamados  benzodiazepínicos . Em geral, os benzodiazepínicos são usados ​​como sedativos ou para diminuir convulsões ou ansiedade. O clonazepam é usado para  tratar distúrbios convulsivos.  Ajuda a diminuir a atividade dos nervos no cérebro (ou seja, o sistema nervoso central).

Este medicamento pode estar disponível sob várias marcas e/ou em várias formas diferentes.  Qualquer nome de marca específico deste medicamento pode não estar disponível em todos os formulários ou aprovado para todas as condições discutidas aqui. Além disso, algumas formas deste medicamento podem não ser usadas para todas as condições discutidas aqui.

Seu médico pode ter sugerido este medicamento para outras condições além das listadas nestes artigos de informações sobre medicamentos.  Se você não discutiu isso com seu médico ou não tem certeza do motivo pelo qual está tomando este medicamento, fale com seu médico. Não pare de tomar este medicamento sem consultar o seu médico.

Não dê este medicamento a mais ninguém, mesmo que tenham os mesmos sintomas que você.  Pode ser prejudicial para as pessoas tomar este medicamento se o médico não o tiver prescrito.

De que forma(s) este medicamento vem?

0,5 mg
Cada comprimido laranja claro, cilíndrico, biplano, ranhurado, com bordas biseladas, com “ROCHE” sobre “0,5” de um lado e ranhurado no outro, contém 0,5 mg de clonazepam. Ingredientes não medicinais:  amido de milho, óxido de ferro vermelho, óxido de ferro amarelo, lactose, estearato de magnésio, amido de batata e talco. Sem glúten, parabenos, sódio, sulfito e tartrazina.

2 mg
Cada comprimido branco, cilíndrico, biplano, ranhurado, com bordas biseladas, com “ROCHE” sobre “2” de um lado e ranhurado no outro, contém 2 mg de clonazepam. Ingredientes não medicinais:  amido de milho, lactose, estearato de magnésio e celulose microcristalina. Sem glúten, parabenos, sódio, sulfito e tartrazina.

Como devo usar este medicamento?

A dose de clonazepam é determinada com base na quantidade necessária para controlar as convulsões e varia de pessoa para pessoa. É importante que a dose seja individualizada de acordo com suas necessidades específicas para evitar diminuição da coordenação ou sonolência excessiva.

A dose inicial recomendada de clonazepam para adultos não deve ser superior a 1,5 mg por dia em 3 doses divididas. Isso ajuda a minimizar a sonolência e outros efeitos colaterais. Seu médico aumentará gradualmente a dose até que suas convulsões sejam controladas. A dose de manutenção recomendada para adultos é de 8 mg a 10 mg por dia em 3 doses divididas.

Para crianças até 10 anos de idade ou que pesem 30 kg ou menos, a dose é baseada no peso corporal.  A dose inicial deve ser calculada como 0,01 mg por quilograma de peso corporal por dia a 0,03 mg por quilograma de peso corporal por dia, dividida em 2 ou 3 doses. A dose inicial máxima não deve ser superior a 0,05 mg por quilograma de peso corporal por dia. O médico aumentará gradualmente a dose até que as convulsões da criança sejam controladas. Geralmente, a dose de manutenção está entre 0,1 mg por quilograma e 0,2 mg por quilograma de peso corporal.

O clonazepam pode ser tomado com alimentos ou com o estômago vazio. Evite beber sumo de toranja enquanto estiver a tomar este medicamento, pois pode aumentar os níveis de clonazepam no sangue.

Muitas coisas podem afetar a dose de um medicamento que uma pessoa precisa, como peso corporal, outras condições médicas e outros medicamentos. Se o seu médico recomendou uma dose diferente das listadas aqui,  não altere a forma como está a tomar o medicamento sem consultar o seu médico.

É importante tomar este medicamento exatamente como prescrito pelo seu médico. Se você esquecer de uma dose, tome-a o mais rápido possível e continue com sua programação regular. Se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue com seu esquema posológico regular. Não tome uma dose dupla para compensar uma perdida. Se você não tiver certeza do que fazer depois de perder uma dose, entre em contato com seu médico ou farmacêutico para aconselhamento.

Armazene este medicamento à temperatura ambiente, proteja-o da luz e da umidade e mantenha-o fora do alcance das crianças.

Não elimine os medicamentos na canalização (p. ex. na pia ou na sanita) ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como descartar medicamentos que não são mais necessários ou que expiraram.

Quem NÃO deve tomar este medicamento?

Não use clonazepam se você:

  • são alérgicos ao clonazepam ou a qualquer ingrediente do medicamento
  • teve uma reação alérgica a qualquer outro benzodiazepínico (por exemplo, lorazepam, diazepam, oxazepam)
  • tem glaucoma agudo de ângulo estreito ou fechado
  • tem miastenia gravis
  • tem problemas respiratórios graves
  • tem doença hepática grave
  • tem apneia do sono

O clonazepam pode ser usado por pessoas com glaucoma de ângulo aberto que estejam recebendo tratamento adequado.

Que efeitos colaterais são possíveis com este medicamento?

Muitos medicamentos podem causar efeitos colaterais Um efeito colateral é uma resposta indesejada a um medicamento quando tomado em doses normais. Os efeitos colaterais podem ser leves ou graves, temporários ou permanentes.

Os efeitos colaterais listados abaixo não são experimentados por todos que tomam este medicamento. Se você estiver preocupado com os efeitos colaterais, discuta os riscos e benefícios deste medicamento com seu médico.

Os seguintes efeitos colaterais foram relatados por pelo menos 1% das pessoas que tomam este medicamento. Muitos desses efeitos colaterais podem ser controlados e alguns podem desaparecer por conta própria ao longo do tempo.

Contacte o seu médico se sentir estes efeitos secundários e eles forem graves ou incómodos. O seu farmacêutico poderá aconselhá-lo sobre a gestão dos efeitos secundários.

  • desajeitamento ou instabilidade
  • reação retardada
  • tontura ou vertigem
  • sonolência
  • aumento da água na boca
  • fraqueza muscular
  • cansaço ou fraqueza incomum

Embora a maioria dos efeitos colaterais listados abaixo não ocorra com muita frequência, eles podem levar a sérios problemas se você não procurar atendimento médico.

Verifique com seu médico o mais rápido possível se ocorrer algum dos seguintes efeitos colaterais:

  • pensamento anormal (desorientação, delírios ou perda do senso de realidade)
  • ansiedade
  • mudanças de comportamento (por exemplo, agressividade, agitação, excitação incomum, nervosismo ou irritabilidade)
  • confusão
  • aumento da frequência de convulsões (convulsões) ou novas convulsões
  • tosse
  • alucinações (ouvir ou ver coisas que não existem)
  • aumento das quedas
  • perda de memória de eventos recentes
  • pesadelos ou problemas para dormir
  • sinais de depressão (por exemplo, falta de concentração, alterações no peso, alterações no sono, diminuição do interesse em atividades, pensamentos suicidas)
  • sinais de problemas hepáticos (por exemplo, náuseas, vómitos, diarreia, perda de apetite, perda de peso, amarelecimento da pele ou da parte branca dos olhos, urina escura, fezes claras)

Pare de tomar o medicamento e procure atendimento médico imediato se  ocorrer algum  dos seguintes:

  • sinais de uma reação alérgica grave (por exemplo, urticária; dificuldade em respirar; ou inchaço da boca, língua, lábios ou garganta)
  • respiração lenta, superficial ou fraca
  • sintomas de tomar muita medicação (por exemplo, sonolência extrema, confusão, fala arrastada, respiração lenta e superficial, perda de equilíbrio e coordenação, rolar descontrolado dos olhos, pressão arterial baixa)
  • pensamentos de automutilação, suicídio

Algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais diferentes dos listados.  Consulte o seu médico se notar algum sintoma que o preocupe enquanto estiver a tomar este medicamento.

Existem outras precauções ou advertências para este medicamento?

Antes de começar a tomar um medicamento, certifique-se de informar seu médico sobre quaisquer condições médicas ou alergias que possa ter, quaisquer medicamentos que esteja tomando, se está grávida ou amamentando e quaisquer outros fatos significativos sobre sua saúde. Esses fatores podem afetar como você deve tomar este medicamento.

Álcool e outros medicamentos que causam sonolência:  Não combine este medicamento com álcool ou outros medicamentos (por exemplo, antidepressivos, pílulas para dormir, medicamentos para ansiedade, analgésicos narcóticos) que causam sonolência. Isso pode causar sonolência adicional e respiração reduzida, bem como outros efeitos colaterais, que podem ser perigosos e possivelmente fatais.

Pessoas que têm dependência de álcool ou outras drogas não devem tomar clonazepam, exceto em raras situações sob supervisão médica.

Respiração:  O clonazepam pode suprimir a respiração. Esse efeito na respiração pode ser mais pronunciado para pessoas com problemas respiratórios, danos cerebrais ou que estejam tomando outros medicamentos que suprimem a respiração (por exemplo, codeína, morfina). Se você tiver problemas respiratórios graves, discuta os riscos e benefícios de tomar este medicamento com seu médico.

Problemas de coordenação:  Se você tem uma condição médica que afeta a coordenação (por exemplo, ataxia espinhal ou cerebelar), discuta com seu médico como este medicamento pode afetar sua condição médica, como sua condição médica pode afetar a dosagem e a eficácia deste medicamento e se qualquer monitoramento especial é necessário.

Dependência e abstinência:  A dependência física (necessidade de tomar doses regulares para prevenir sintomas físicos) tem sido associada a benzodiazepínicos como o clonazepam. Sintomas graves de abstinência podem ocorrer se a dose for significativamente reduzida ou interrompida repentinamente. Esses sintomas incluem convulsões, irritabilidade, nervosismo, problemas de sono, agitação, tremores, diarréia, cólicas abdominais, vômitos, comprometimento da memória, dor de cabeça, dores musculares, ansiedade extrema, tensão, inquietação e confusão. A redução gradual da dose sob supervisão médica pode ajudar a prevenir ou diminuir esses sintomas de abstinência. Não pare de tomar este medicamento de repente sem falar com o seu médico.

Depressão:  O clonazepam, como outros benzodiazepínicos, é conhecido por causar alterações de humor e sintomas de depressão. Se você tem depressão ou histórico de depressão, discuta com seu médico como este medicamento pode afetar sua condição médica, como sua condição médica pode afetar a dosagem e a eficácia deste medicamento e se é necessário algum monitoramento especial. Se você tiver sintomas de depressão, como falta de concentração, alterações no peso, alterações no sono, diminuição do interesse em atividades ou notá-los em um membro da família que esteja tomando este medicamento, entre em contato com seu médico o mais rápido possível.

O clonazepam não é recomendado para uso por pessoas com depressão ou psicose ou que tentaram suicídio.

Sonolência/vigília reduzida:  Como o clonazepam causa sonolência e sedação, evite atividades que exijam alerta mental, julgamento e coordenação física (como dirigir ou operar máquinas) enquanto estiver tomando. Isto é particularmente verdadeiro ao tomar o medicamento pela primeira vez e até que você tenha estabelecido como o clonazepam o afeta. O álcool pode aumentar os efeitos da sonolência e deve ser evitado.

Suco de toranja:  Evite beber sumo de toranja enquanto estiver a tomar este medicamento, pois pode aumentar os níveis de clonazepam no sangue.

Função renal:  A diminuição da função renal ou doença renal pode fazer com que este medicamento se acumule no corpo, causando efeitos colaterais. Se você tem doença renal ou função renal reduzida, discuta com seu médico como este medicamento pode afetar sua condição médica, como sua condição médica pode afetar a dosagem e a eficácia deste medicamento e se é necessário algum monitoramento especial.

Intolerância à lactose:  A lactose é um dos ingredientes deste medicamento. Se você tem uma condição hereditária que o torna intolerante à lactose, discuta outras alternativas com seu médico.

Função hepática:  Se você tiver doença hepática ou função hepática diminuída, discuta com seu médico como este medicamento pode afetar sua condição médica, como sua condição médica pode afetar a dosagem e a eficácia deste medicamento e se é necessário algum monitoramento especial. Pessoas com problemas graves de fígado não devem tomar este medicamento.

Memória:  Este medicamento pode prejudicar a memória recente. Se você sentir isso enquanto estiver tomando este medicamento, entre em contato com seu médico.

Porfiria:  Se você tem porfiria, discuta com seu médico como este medicamento pode afetar sua condição médica, como sua condição médica pode afetar a dosagem e a eficácia deste medicamento e se é necessário algum monitoramento especial.

Convulsões:  Para algumas pessoas que tomam este medicamento, as convulsões podem piorar ou pode ocorrer um novo tipo de convulsão. Se você tiver convulsões agravadas ou a frequência de suas convulsões não diminuir enquanto estiver tomando este medicamento, entre em contato com seu médico.

Gravidez:  Tomar clonazepam durante a gravidez pode aumentar o risco de certos defeitos congênitos. Este medicamento só deve ser usado durante a gravidez se os benefícios superarem os riscos. Se engravidar enquanto estiver a tomar este medicamento, contacte o seu médico imediatamente. Não pare de tomar este medicamento de repente, pois isso pode resultar em sintomas de abstinência. Discuta as opções com seu médico e siga suas instruções de perto.

Amamentação:  Este medicamento passa para o leite materno. Se está a amamentar e está a tomar clonazepam, pode afetar o seu bebé. Fale com o seu médico sobre se deve continuar a amamentar.

Crianças:  Se o uso prolongado de clonazepam estiver sendo considerado para uma criança, discuta com o médico do seu filho os benefícios e os riscos do uso de clonazepam. O uso prolongado pode afetar o desenvolvimento físico e mental do seu filho.

Idosos:  Idosos podem estar em risco aumentado para os efeitos sedativos e de coordenação prejudicada deste medicamento. Isso pode aumentar o risco de quedas e fraturas. Idosos podem exigir doses mais baixas deste medicamento.

Que outras drogas podem interagir com este medicamento?

Pode haver uma interação entre o clonazepam e qualquer um dos seguintes:

  • álcool
  • anti-histamínicos (por exemplo, azelastina, cetirizina, doxilamina, difenidramina, hidroxizina, loratadina)
  • antipsicóticos (por exemplo, clorpromazina, clozapina, haloperidol, olanzapina, quetiapina, risperidona)
  • apalutami
  • antifúngicos “azólicos” (por exemplo, itraconazol, cetoconazol, voriconazol)
  • barbitúricos (por exemplo, butalbital, fenobarbital)
  • outros benzodiazepínicos (por exemplo, alprazolam, diazepam, lorazepam)
  • brimonidina
  • buprenorfina
  • maconha
  • hidrato de cloral
  • claritromicina
  • clonidina
  • cobicistate
  • deferasirox
  • entacapona
  • enzalutamida
  • evitando
  • anestésicos gerais (medicamentos usados ​​para colocar as pessoas para dormir antes da cirurgia)
  • suco de toranja
  • Inibidores da transcriptase reversa não nucleosídeos do HIV (por exemplo, efavirenz, etravirina, nevirapina)
  • Inibidores da protease do HIV (por exemplo, atazanavir, indinavir, ritonavir, saquinavir)
  • idealizado
  • café café
  • lemborexante
  • lumacaftor e ivacaftor
  • maprotilina
  • melatonina
  • metadona
  • metoclopramida
  • mifepristona
  • mirtazapina
  • mitotano
  • relaxantes musculares (por exemplo, baclofeno, ciclobenzaprina, metocarbamol, orfenadrina)
  • medicamentos contendo narcóticos (por exemplo, codeína, oxicodona, morfina, tapentadol, tramadol)
  • nabilone
  • pramipexol
  • pregabalina
  • rifampicina
  • ropinirol
  • sarilumabe
  • escopolamina
  • medicamentos para convulsões (por exemplo, clobazam, carbamazepina, levetiracetam, fenobarbital, fenitoína, primidona, topiramato, ácido valpróico, zonisamida)
  • siltuximabe
  • tetrahidrocanabinol
  • talidomida
  • teofilinas (por exemplo, aminofilina, oxtrifilina, teofilina)
  • tocilizumabe
  • antidepressivos tricíclicos (por exemplo, amitriptilina, clomipramina, desipramina, trimipramina)
  • valeriana
  • zolpidem
  • zopiclona

Se estiver a tomar algum destes medicamentos, fale com o seu médico ou farmacêutico.  Dependendo de suas circunstâncias específicas, seu médico pode querer que você:

  • parar de tomar um dos medicamentos,
  • mudar um dos medicamentos para outro,
  • mudar como você está tomando um ou ambos os medicamentos, ou
  • deixe tudo como está.

Uma interação entre dois medicamentos nem sempre significa que você deve parar de tomar um deles.  Fale com seu médico sobre como as interações medicamentosas estão sendo gerenciadas ou devem ser gerenciadas.

Medicamentos diferentes dos listados acima podem interagir com este medicamento.  Informe o seu médico ou prescritor sobre todos os medicamentos prescritos, vendidos sem receita (sem receita médica) e fitoterápicos que você está tomando. Diga-lhes também sobre quaisquer suplementos que você toma. Como a cafeína, a nicotina do cigarro ou as drogas de rua podem afetar a ação de muitos medicamentos; deve informar o seu prescritor se os utilizar.